Sobre a Real

Não mergulhe de cabeça nos fóruns e livros. Vá viver concomitantemente – cada coisa no seu tempo. Há livros/artigos/aforismos/frases que você só vai entender depois de uma profundidade sobre a vida que só a idade e vivência lhe dão.

Aqui deixo um texto respondendo um usuário no MR que perguntou se estava passando tempo demais no fórum e mergulhando, talvez, na revolta. Estarei atualizando o blog com conteúdo que considero interessante e que possa ajudar incautos, portanto, alguns posts serão atualizados em massa porque tenho backup do que faço. Eis a resposta em questão:

Eu acho que você é novo. Quando eu tinha sua idade eu já tinha um bom conhecimento de filosofia e gostava de ler clássicos, mas isto não me salvou em nada das agruras da vida. Como já disseram, vá viver e tentar APLICAR o que aprendeu. O mundo é belo e ao mesmo tempo duro, você tem que aprender a aceitar ele como é. A bondade e maldade não existe, são coisas humanas, e se você acha o mundo “mau” você pode conservar dentro de si o que há de bom: isto é uma decisão pessoal.

Mas não se engane: ser “bom” não é ser conivente, passivo e politicamente correto como pregam. Quiçá é ser um cara que transborda paixão por uma mulher, não se iluda. Talvez a bondade que você se sinta bem é simplesmente a pureza dos atos e o desejo de dias melhores para o próximo, sem fazer mal a ninguém. Você pode viver sob este código moral ou qualquer outro.

O mundo realmente é duro e cruel. Um casal vai acampar sonhando em noites de amor e são rendidos por bandidos e acontece toda uma merda. Crianças morrem de fome todos os dias e mulheres manipulam homens a bel prazer, fazendo-lhes darem não só seu dinheiro, mas sua saúde e dignidade. Isso é verdade. Mas perceba que nenhum destes que sofreram são inocentes: eles se permitiram isso. Aprenda: ninguém pode fazer você ser imoral ou perder o conhecimento que obteve, isso é só seu. Se uma mulher lhe tomou tudo que tinha, você permitiu. Somos nossos maiores inimigos, os mais temíveis e assustadores. A romantização do mundo também é uma armadilha e que NÓS NOS PERMITIMOS FAZER, arriscando nossos sonhos, nossos dias de vida e nossa própria existência em prol de acharmos que o mundo vai se dobrar ao nosso ego. Não, NÃO VAI.

Mas ler isso não vai adiantar. Ler este fórum todo não vai adiantar. Desligue este pc, vá capinar, fazer cursos que você nunca faria, livre-se das tecnologias, viva um pouco mais a ponto de ganhar experiência sobre a vida para entender o que há aqui. Entender porque certos caras aqui dedicam horas do seu dia para fazerem artigos ou comentarem e têm a vontade de ajudar, seja qual for o modo de ajuda. Acredito que fazem isso porque já sabem como é lá fora – alguns já perderam muito e outros não perderam tanto por causa destes mesmos que sofreram outrora.

Só te dou um conselho: nunca se esqueça daqui. Saia, viaje, se aventure, mas volte para Ítaca. E, quando você voltar, você vai entender o que Ítaca (e a Real) querem dizer.

Boa aventura, marujo. A viagem só está começando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s